domingo

CHEGANDO AO BRASIL

(Mensagem do Flávio)
19º Dia de Viagem - Quarta - 28 de novembro de 2012 - DE CORONEL DORREGO A CONCEPCIÓN DO URUGUAY (Argentina) - 731 km rodados no trecho.
a) Eu e Wandeco temos estilos parecidos de levar a vida: na base da gozação e da piada. Só falamos sério quando abordamos problemas de família ou de assuntos que valham a nossa preocupação. Até aqui, toda a viagem foi conduzida com bom humor e alegria! Só mesmo desse jeito para encarar o dia entendiante de hoje, trafegando pela paisagem patagônica, sob calor acima de 30 graus. 
b) Viajar é bom de qualquer jeito. Viajar com tempo é melhor! Como nosso tempo é curto, porque as férias têm limite, resolvemos acelerar um pouco mais neste trecho. É muito bom sair de casa para passar quase um mês com o céu sobre a cabeça, com o celular desligado, trafegando pela aquarela de cenários maravilhosos que vimos e vivenciamos. Acho que as fotografias deste blog deram um bom exemplo desta experiência. 
c) Recebi alguns emails me perguntando sobre a dificuldade de pilotar em temperaturas abaixo de zero. Posso garantir que os trechos mais frios foram muito tranquilos. Estou usando 4 camadas de roupa por baixo do casaco de cordura (das 6 camadas que trouxe) que têm surtido efeito positivo. O mais eficiente (acho) é uma blusa "corta-vento" que estou usando logo acima da camiseta e da segunda-pele, que não permite que o ar frio atinja o corpo. Senti muito frio nas mãos na chegada a Ushuaia a -4 graus (sob nevasca), mas  deu pra aguentar!
d) Hoje tivemos que pernoitar em um lugar não planejado porque a bateria da minha moto (ainda original, de 2008) começou a demonstrar sinais de que iria pifar. Acredito que as temperaturas mais frias prejudicaram a longevidade do produto. Paramos em Concepción del Uruguay (que, apesar do nome, fica na Argentina) para comprar uma bateria nova. Encontramos o produto, mas foi necessário esperar cerca de 8 h para que os fluidos da bateria produzissem a carga adequada. Esse processo de acomodação dos reagentes  aconteceu durante a noite e ficou combinado que logo cedo voltaríamos à loja para pegar a moto. Dormimos num hotelzinho simpático, chamado Virrey (290 pesos, Nota 6) e jantamos um rodízio de parrillada à noite (muito ruim). É curioso constatar que na Argentina os restaurantes só abrem a partir das 20h30 (21h30 para nós). Não havíamos comido praticamente nada o dia inteiro e a espera pelo jantar foi longa.
(fotos na estrada e em Concepción del Uruguay)








20º Dia de Viagem - Quinta - 29 de novembro de 2012 - DE CONCEPCIÓN DO URUGUAY (Argentina) a SANTA MARIA (Rio Grande do Sul) - 656 km rodados no trecho.
a) Logo pela manhã, com bateria nova instalada, demos partida nas motos em direção ao Brasil. Estávamos acerca de 30 km da divisa com o Uruguai e antes das 10 h já havíamos atravessado a fronteira, computando mais uma passagem por uma aduana nesta viagem. Tudo muito rápido, sem a burocracia de outras travessias que fizemos.
b) PANE SECA 2 - Pois é, mais uma vez fiquei sem gasolina nas pradarias uruguaias. Há um trecho, entre Paysandu e Tacuarembó, que não existe um único posto. Eu já sabia disso, porque fui vítima do mesmo problema de desabastecimento em 2009 (quando viajávamos para Mendoza). A VStrom, a depender da velocidade, bebe mais que eu, Wandeco e todos os gambás do Rio Grande juntos. Mas a estória se repetiu: fiquei novamente sem combustível 14 km antes do posto. Wandeco (conhecido como Bandeco nas plagas argentinas), meu anjo guardião, foi mais uma vez buscar o combustível para mim. Numa viagem deste tamanho acho muitíssimo conveniente levar um galão reserva. Não o fiz porque a moto de Bandeco é muito mais econômica que a minha e não me faltaria amparo diante desses perrengues.
c) Dentro do Uruguai pegamos a pior rodovia de toda a viagem, entre o entroncamento de Salto e Tacuarembó. Uma decepção! Desvios e mais desvios por pistas de cascalho grosso, com muitos caminhões levantando poeira à nossa frente.
d) Passamos rápido por Livramento (cidade fronteiriça) e fomos para Santa Maria/RS, de onde escrevo esta mensagem. Saímos à noite para ir a um barzinho de motociclistas da cidade: o Motogaragem. JOPA,  irmão do Paulo Amaral, que mora aqui, nos fez companhia. Curtimos uma noite muitíssimo agradável à base de chope muito gelado e tira-gosto.
e) TROCA DE PNEUS - Era esperado que nossos pneus não durassem o suficiente para voltar para casa. Escolhemos o Michellin (Anakee 2) na esperança de que, usando produto desta qualificada marca, fosse possível retornar sem trocá-los. Mas não deu! Os pneus foram pro brejo com menos de 12 mil km rodados. Tivemos que  improvisar uma logística especial, porque só encontramos um único jogo de pneus nas lojas de Santa Maria, que foi instalado na moto do Wandeco. Eu vou seguir até Passo Fundo, onde foi localizado o produto, e lá farei a troca.
f) Tivemos atendimento excepcional nas Concessionárias daqui de Santa Maria. Quero registrar  meu agradecimento especial ao Wagner e ao Carlos, da Suzuki Moto Sul, que não mediram esforços para nos auxiliar em tudo que precisamos.
(Pane seca e chope com nosso amigo JOPA)





5 comentários:

  1. Flávio, Wander. Sejam bem vindos em casa. Parabéns pela viagem; como sempre estou bem informado com relatos detalhadíssimos do Blog com riquezas de fotos e rotas. Agora o seguinte, o que faz a Super Teneré 1200 ser mais econômica do que a Suzuki Vstrom DL 1000cc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnologia, meu caro Washington, tecnologia! O motor da Vstrom é dos anos 90, oriunda da moto de competição TL1000, que foi amansado para se adequar à uma moto estradeira. Bebe como gambá, mas está dentro do contexto dos motores de alta durabilidade.

      Excluir
  2. Grandes parceiros de estrada e de vida, que bom que estão perto de casa, agora todo cuidado é pouco, venham com Deus. Quero saber aonde vai ser o churrasco de comemomração... Abraço. Z. Batalha.

    ResponderExcluir
  3. E aí, Galera! Já em terras tupiniquins... Que beleza!
    Mas, pô Farofa!!! Mais uma pane seca? Kkkkk - Tudo bem, acontece nas melhores famílias. Rsss
    Inclusive comigo, próximo ao Chui, lembra? O meu anjo da guarda era o Zael. Boas lembranças...
    Retornem em segurança.
    Se puder, informem quando chegam... Quem sabe não os recepcionamos na BR...?

    ResponderExcluir