domingo

EM EL BOLSÓN, ARGENTINA

DIA 7 -16 de novembro de 2012, sexta-feira - de PUERTO VARAS (Chile) a EL BOLSÓN  (Argentina) - 462 km rodados no dia de hoje. Quilometragem total: FLÁVIO (3719 KM); GILSON WANDER (6119 km), sendo 537 km no Uruguai, 2078  km na Argentina e 661
 km no Chile.

a) Deixamos Puerto Varas sob temperatura de 13 graus e seguimos rumo à Argentina, um trajeto fantástico pela Cordilheira dos Andes. Fizemos o trâmite da aduana chilena pela segunda vez  nesta viagem e, logo em seguida, paramos para almoçar em Villa la Angostura, já no lado argentino. A temperatura subiu para 19 graus e assim se manteve durante todo o percurso. Em La Angostura conhecemos um motociclista argentino, chamado Miel, que vive em Ushuaia e que está viajando para Corrientes (sua cidade natal, perto de Foz do Iguaçu) em uma moto custom chinesa, de 200 cilindradas. Uma pessoa muito agradável que nos deu ótimas dicas de viagem.
b) Chegamos a El Bolsón por volta das 16 horas e fomos trocar o óleo das motos. A oficina só nos atendeu às 17 horas, porque estava fechada. Algo inusitado para nós brasileiros, porque aqui existe o horário sagrado da sesta (aquela dormidinha depois do almoço) e o funcionamento do comércio tem uma lógica diferente da nossa. As lojas compensam este fechamento no meio do dia e ficam abertas até mais tarde (geralmente até às 22 horas).
c) Dizem que El Bolsón ainda mantém algumas tradições da época do movimento hippie, do final dos anos 1960. Fomos informados no quiosque de atendimento ao turista que esta história começou em 1969, com a chegada de um grupo de americanos e europeus por aqui, que se instalou a 20 km da cidade. Esses migrantes eram adeptos de uma filosofia de vida que havia ganhado força da década de 1960 e constituíram uma comunidade baseada na agricultura solidária, ao bom estilo hippie. Muitos por aqui garantem que a única coisa que ainda existe daqueles tempos é a feira de artesanato, que funciona apenas aos finais de semana. Independentemente de qualquer polêmica, a cidade é linda, cercada por montanhas nevadas da Cordilheira, com praças e parques bem cuidados e com muita gente se vestindo à moda hippie.

(fotos da estrada, entre o Chile e a Argentina, e em El Bolsón)











14 comentários:

  1. Flávio, não deixa de postar! Fico babando aqui com as belas fotos!! Se cuida ai na região dos ventos! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindas paisagens!
    Viagem maravilhosa! Bj

    ResponderExcluir
  3. Flávio, Wander. Minha esposa Keila já dorme a horas também, mas não posso deixar de dar um olhadnha no blog. Flávio, acho que já perguntei antes nas viagens anteriores; como são os combustíveis por aí, as motos vão bem? Estou na garupa! Grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Washington, os preços dos combustíveis em todos os 3 países que passamos ou estão iguais ou mais caros que no Brasil. Aqui em El Bolson (abaixo do paralelo 42), há uma boa redução de impostos e o gás está a R$ 1,70 o litro. Meno male. As motos são maravilhosas e estamos andando na metade do giro do motor (que dá algo aproximado de 130 km/h no velocímetro). Estamos indo na paz. Forte abraço.

      Excluir
  4. Inveja boa! Sensacionais as fotos e os relatos.
    Sigam com DEUS em suas viagens e continuem nos brindando com tudo isso!

    ResponderExcluir
  5. Grande Flávio, me sinto viajando com vocês quando vejo as fotos e leio seu texto sempre bem detalhado. Não pare de postar. Sigam com Deus.
    Z. Batalha

    ResponderExcluir
  6. Caros Amigos, acho que suas garupas estão pequenas pois é tanta gente pendurada aí que nem imaginam. kkkkkk, estou curtindo demais a paisagem, lugares muito lindos. Sei que dá um trabalho danado estas postagens e acabam perdendo tempo em detrimento a outras mas não esqueçam seus amigos aqui não, continuem fazendo este esforço. Abração,
    Carlos Ivo
    Skolados do Asfalto

    ResponderExcluir
  7. Querida dupla dinâmica, imagino que lugares fantásticos vocês não devam estar vislumbrando e sei que não dá para colocar tudo no blog; mas as fotos são ótimas e como disse o Zael, de boa qualidade e o texto parece de um professor, detalhado e adequado para esta estrutura de contato! Meus queridos sigam em paz e ficamos com 50% de saudades, pois o restante afagamos com o retorno dessas imagens e colocações que vocês nos fazem ficar também na "garupa"; meu benzinho Gilson, faça sempre uma dedicação telepática de imagens e momentos que você sabe que eu iria gostar muito, tenho certeza que a natureza envolverar a nós dois esta linda energia! Gil, te amo! e Flávio, você é o "cara" ! Boa sorte aos dois....
    Fatinha

    ResponderExcluir
  8. Flávio, meu amigo. Estou daqui do Rio amando sua viagem, pra variar. Curta muito cada segundo porque é isso que a gente leva da vida. A Vida bem vivida. Grande abraço.Tania Moura

    ResponderExcluir
  9. Grande Flávio! Muito bacana a viagem!
    As paisagens são realmente incríveis. Um abraço pra vc e pro Wandeco-eco.
    Luciano

    ResponderExcluir
  10. Caro Flávio,
    Textos muito elucidativos e de agradável leitura. As paisagens são bonitas e a sua companhia, aqui na telinha, é prazerosa. Que a viagem continue proveitosa junto com seu amigo e com o amparo de Deus. Fraternal abraço do Viriato.

    ResponderExcluir
  11. Flavão não deixe de postar as fotos e os comentários, pois estamos acompanhando tudo aqui com muita vontade de ser mais um Águia nessa incrível jornada, abraço pra vc e o Gilson, e que Deus continue vos acompanhando!!!

    ResponderExcluir
  12. Show de bola irmãos!! continuamos aqui seguindo vcs, não parem de postar novidades!! Good luck!,Buena suerte!

    abs,

    Fábio-BF1.

    ResponderExcluir
  13. Veja sua motocicleta pela a foto e relembre momentos de adenalina.

    ResponderExcluir