domingo

DE BARILOCHE PARA PUERTO VARAS E ILHA DE CHILOÉ

DIA 5 -14 de novembro de 2012, quarta-feira - de BARILOCHE A PUERTO VARAS (Chile) - 343 km rodados no dia de hoje. Quilometragem total: FLÁVIO (3041 KM); GILSON WANDER (5441 km), sendo 537 km no Uruguai, 1846 km na Argentina e 215 km no Chile.
a) Confesso que meus olhos marejaram diante das belezas da travessia dos lagos andinos rumo ao Chile, de Bariloche até Puerto Varas. Um cenário que mexeu com as fibras da alma. Como diz a canção: "Existem estradas tão bonitas, que o coração as vê como infinitas". Um trajeto curto, realizado com muita calma em mais de 8 horas de pilotagem. Sinceramente, me julgo incompetente para descrever os horizontes encantados deste trecho. Uma verdadeira aquarela da criação divina, com bosques floridos, picos nevados, rochedos, rios ariscos e lagos pintados de azul turquesa. Uma coisa de louco! Deus exagerou na dose quando inventou isto aqui. 
Qualquer viajante sabe que as belezas de uma viagem se concentram mais intensamente no percurso que no destino. Ushuaia é apenas um ponto de chegada, mas está longe de ser o local mais bonito desta aventura. 
b) Chegamos a Puerto Varas no meio da tarde, depois de tomar café em Villa La Angostura (Argentina) e almoçar às margens do Lago Puyehue (no Chile). P. Varas fica às margens do lago Llanquihue, de onde é possível ver com muita clareza os vulcões Osorno e Calbuco, que ainda estão nevados nesta época do ano. Estamos no Círculo do Fogo, onde se concentram mais de 600 vulcões. Uma região que recentemente foi atingida por duas erupções de grande porte (dos vulcões Puyehue e Vilarrica), que causaram estragos que subsistem até os dias de hoje em algumas cidades menores.
c) Estamos hospedados na Casa La Antu, um hotel que identificamos pelo site booking.com. Um local rústico, muito modesto, ideal para mochileiros. Possui estacionamento privativo e fica  próximo do lago e do centro da cidade.  
c) Curtimos o final de tarde e a noite de Puerto Varas, fazendo longas caminhadas. A temperatura está bem agradável, mas esfriou bastante à noite. Estamos, à medida do possível, empenhados em investigar os sabores locais, tentando aproveitar o que a culinária da região oferece de melhor. Aproveitamos nossas saídas para comer Camarão, Côngrio, Merluza, Truta e Centolla (caranguejo gigante de águas profundas e geladas), acompanhados de um bom vinho branco chileno. Fomos em dois restaurantes excelentes e baratos: o El Gordito (dentro do mercado municipal) e no Chamaca Inn, próximo ao nosso hotel.  Os preços estão muito acessíveis, significativamente inferiores aos do Uruguai e da Argentina.

(Em Villa La Angostura - Argentina)
 (Na rodovia)
 (Deixando a Argentina, para entrar no Chile)
(Na rodovia chilena - travessia da Região dos Lagos)
 (No lago Llanquihue, em Puerto Varas/Chile))
 (Vulcão Osorno, Chile)
(Lago Llanquihue, com vulcão Calbuco ao fundo)
(Puerto Varas, Chile)
(Vulcão Osorno, às 21h30, sob os efeitos avermelhados do pôr-do-sol)

DIA 6 -15 de novembro de 2012, quinta-feira - BATE-E-VOLTA À ILHA DE CHILOÉ, no OCEANO PACÍFICO - 216 km.
a) Hoje saímos cedo, sob temperatura de 12 graus, para perambular pelos arredores. Nosso destino principal foi a Ilha de Chiloé, a maior do Chile, localizada no oceano Pacífico. Foi um excelente teste para nossas vestimentas de frio, porque a partir de amanhã vamos começar a descer mais para o sul e, certamente, teremos que encarar temperaturas bem mais frias. 
Pegamos a Ruta 5 chilena, passamos por Puerto Montt e fizemos a travessia de meia hora do Canal de Chacao, em uma balsa da transbordadora Cruz del Sur. A balsa sai de hora em hora e, tanto na ida, quanto na volta, chegamos ao porto no momento exato da entrada dos veículos. Não esperamos sequer 3 minutos para colocar as motos na embarcação. Eu sempre digo por aí que Deus me deu duas coisas grandiosas: "Nariz e Sorte", e ambos continuam viajando comigo, ajudando-nos a transpor os contratempos da estrada, por menores que sejam.
b) Passamos cerca de quatro horas na cidade de Ancud, capital de Chiloé, que foram muito bem empregadas em alguns pontos pitorescos, particularmente no Forte de San Antônio (edificação espanhola de 1770), no Mercado de Artesanato e na orla marítima. 
c) Em Ancud comemos a melhor refeição até aqui, no restaurante La  Corita, um local bastante simples no Mercado Municipal. Wandeco resolveu repetir o Côngrio (o melhor peixe da região, sem qualquer sombra de dúvida) e eu arrisquei um prato chamado Chupe de Jaíba com Salsa Margarita (caranguejo em nacos ao creme temperado), que custou a bagatela de R$ 19,00. Uma delícia! Neste restaurante encontramos um grupo de 7 paulistas que estão pedalando desde Santiago do Chile. Já estão há duas semanas na estrada, viajando ininterruptamente. Já vi muitos europeus pedalando pela América do Sul, mas brasileiros foi a primeira vez.
d) Ancud é uma cidade rústica, que lembra os cenários hollywoodianos das antigas aldeias de pescadores. Há 20 anos, esta cidade possuía o maior percentual de alcoólatras do planeta. Sei não, conheço muita gente que se sentiria bem à vontade neste ambiente.

(motos na balsa, indo para a Ilha de Chiloé)
(Forte San Antonio, em Ancud, Chiloé)
(Forte San Antonio, em Ancud, Chiloé)
(Forte San Antonio, em Ancud, Chiloé)

(Forte San Antonio, em Ancud, Chiloé)
(Mar de Chiloé)

8 comentários:

  1. vcs tão chiques no urtimo... abração...

    ResponderExcluir
  2. As fotos estão lindas e demonstram o quanto o planejamento é fundamental para o sucesso do projeto. O período do ano é uma coisa para ser considerada porque o cenário nessa região muda demais com a troca das estações. Parabéns amigos vocês souberam extrair o máximo. Show...

    Z. Batalha

    ResponderExcluir
  3. Amores, amei as paisagens e curti muito os comentários, fiquei deslumbrada com os paulistas fazendo esta viagem em suas bicicletas!!!!achei o máximo...é isso ai, boa sorte para vocês e que Deus esteja guiando o caminho de vocês!
    Fatinha

    ResponderExcluir
  4. Olá, Amigos,
    Que lindas fotos, hein! Principalmente a do vulcão ao fundo do Lago. Maravilha! Mas, confesso que fiquei mesmo foi com água na boca com respeito ao peixe e ao caranguejo... Deviam estar deliciosos, não? Vocês esqueceram de dizer o acompanhamento, mas deve ter sido um bom vinho chileno, acredito. Vida boa, hein? Rsss
    Continuamos na garupa, boa viagem.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!! =) \o/

    ResponderExcluir
  6. Flávio, mais uma vez parabéns pela nova jornada. Realmente maravilhosa é Chiloé, hehe! Os canhões do Forte San Antonio nos inspira a resolver algo pendente no Congresso, sem trocadilho . Diga lá, qual local vocês conseguiram esticar e sentir a potência das motos. Abraço e boa viagem

    ResponderExcluir
  7. Dar os parabéns a vocês é o óbvio ululante.
    Vocês merecem muito mais do que isso e todos os nossos agradecimentos por nos brindar com essa experiência e paisagens maravilhosos.
    E continuamos aqui, curtindo e desejando tudo de bom a vocês.

    ResponderExcluir
  8. Moto mais estrada, sempre acabam em um resultado maravilhoso como esse... essas paisagens lindas! Só quem ama moto sabe quanto é impagável essas sensação de liberdade.

    ResponderExcluir