domingo

DIÁRIO DA VIAGEM

(Mensagem do FLÁVIO FARIA)

DE PORTO ALEGRE À PATAGÔNIA

DIA 1 - 10 de novembro de 2012 - DE PORTO ALEGRE A MONTEVIDÉU - 882 km de pilotagem solitária, sendo 350 km no Uruguai.
a) Peguei a moto na transportadora bem cedo e iniciei viagem às 7:15 h da manhã, partindo de Porto Alegre rumo à Montevidéu, para encontrar com o Wandeco. O dia  de hoje foi marcado pelo início de uma frente fria pelo sul do Brasil e não tive como escapar de uma chuvinha intermitente que me acompanhou por um trecho de 200 km. Mesmo assim, o trajeto foi percorrido sem qualquer dificuldade digna de menção e cheguei ao destino antes das 18 horas.
b) Uma viagem de moto, como esta, representa esforço aeróbico intenso, onde a troca de "Quilos por Litros" ocorre diariamente, sem sentimentos de culpa. A hidratação intensa é necessária, para os rins e para a alegria de viver. Por essas e por outras, a primeira coisa que falei ao meu parceiro assim que o encontrei em Montevidéu foi:
- Wandeco-eco, diga o nome do boteco!
Ele me apontou o restaurante Cocina de Pedro, nas proximidades do hotel Ibis, onde estamos hospedados, e para lá fomos nós, degustar algumas canecas da boa cerveja uruguaia Patrícia.
c) Seguiremos amanhã para uma jornada de dois dias até Bariloche. Faremos a travessia do Rio De La Prata por Colônia del Sacramento, de barco (Buquebus), e desembarcaremos em Buenos Aires antes do meio-dia.

(Mensagem do GILSON WANDER)
Eu e meu amigo Flávio estamos a caminho de Ushuaia a partir de hoje. De Brasília até lá, ida-e-volta, são aproximadamente 16 mil km e, destes, já rodei 3.200 até Montevidéu. Ushuaia, juntamente com o Deserto do Atacama, representam os destinos mais procurados por motociclistas de todas as partes do mundo. O que me motiva nesta aventura, além das belezas naturais do caminho e do destino, são as adversidades: frio extremo, ventos fortes e rípio. E não  poderia ser diferente. Como comemorar uma conquista, um objetivo alcançado, sem empreender esforço e superar dificuldades? Tenho certeza que voltarei renovado e pronto para a novos desafios.

(fotos de Flávio na estrada e com Gilson Wander, em Montevidéu)

(Mensagem do Flávio)

DIA 2 – 11 de novembro de 2012, domingo - DE MONTEVIDÉU À SANTA ROSA,  na Patagônia Argentina – 864  Km rodados  no dia de hoje – Quilometragem total: FLÁVIO: 1696 km; GILSON WANDER: 4096 km, dos quais 537 km no Uruguai e 629 km na Argentina.
      a)  Deixamos Montevidéu por volta das 8 h da manhã e seguimos para Colonia del Sacramento. Pegamos o Buquebus para Buenos Aires às 11:30 h e fizemos a travessia do Rio de La Plata, com cerca de 1 hora de duração. O custo da passagem nos assustou um pouco, R$ 260,00 reais per capita. Lembro que em 2009 pagamos menos da metade deste valor pelo mesmo serviço. O Uruguai e a Argentina se tornaram países caros de alguns anos para cá. Eu tive a curiosidade de comparar os custos da nossa viagem de 2009, também a Ushuaia, com os preços de agora. Para se ter uma ideia, a gasolina uruguaia está custando em média R$ 4,30 o litro, que representa aumento de 45% em um pouco mais de 3 anos. Com a gasolina argentina a situação é pior, porque ela subiu 150% neste mesmo período (mesmo assim ainda custa pouco menos que em Brasília, algo em torno de R$ 2,70 o litro).
b) A partir de Buenos Aires pegamos a Ruta 5 em direção à Bariloche, sob temperatura muitíssimo agradável, por volta de 20 graus, que nos acompanhou durante todo o dia. O trecho de hoje transcorreu dentro de um cenário muito parecido com o das pradarias uruguaias: planícies verdejantes, pastagens extensas e muitos alagadiços. Ficamos impressionados com o número de veículos vindo em sentido contrário durante todo o trajeto.
c) Adentramos a Patagônia argentina às 18:20 h (horário local) por La Pampa e paramos para dormir em Santa Rosa, capital desta província, num hotelzinho mequetrefe (Lihuel Calel), que nos custou R$ 150,00  um quarto para dois. O problema era o chuveiro, instalado logo acima do vaso sanitário. É curioso constatar esta arquitetura de banheiro, que só vi na Argentina até então. Por aqui ninguém sabe o que é box de chuveiro e os hotéis já disponibilizam para os seus hóspedes um excelente rodo, para que eles mesmos puxem a água que se espalha por todo o piso.
d) Mas é isso! Estamos aqui para nos divertir e cito essas pequenas coisas apenas para registro, sem qualquer intenção de crítica aos hermanos.

(Nascer do sol em Montevidéu, na manhã de domingo)
 (Flávio e suas tralhas, procurando um documento que se escondeu lá dentro)
 (Foto no início da Patagônia Argentina, na província de La Pampa)
(Gilson Wander na estrada)

1. Sem dúvida é uma aventura e tanto amigo e chará Flávio. Deixo o meu abraço a vocês e votos de uma ótima viagem com belíssimas paisagens e grandes histórias pra nos contar. Abraços. Flávio Ferreira

2. Sempre uma bela aventura vinda do Flávio Faria! Parabéns, xará! Continuem em segurança!

3. Flávio, sugiro depois uma foto do dito banheiro, para caracterizar bem o que você descreveu. Pode passar o rodo antes.
    Abç e boa viagem,
    Gustavo

4. Boa viagem, Flavio e curta cada momento!

5. parabéns.... estaremos na sua garupa....
    um abraço.

6. Grande Flávio, como sempre fazendo grandes viagens e grandes aventuras. Espero em breve poder fazer esta aí que hoje é meu sonho de viajem. Um grande abraço e boa sorte.
    Carlos Ivo.

7. Agora que a brincadeira vai começar... Quero fotos para poder viajar junto com vocês. Grande abraço.

Z. Batalha

8. Flávio, aproveite bastante e eu curto daqui...beijo..Josiane

9. Eita gurizada corajosa...... boa viagem.... maravilha...

10. Silvio Branco12/11/2012, 11:04

Amigo Flávio,
    É uma grande satisfação poder acompanha-lo (mesmo que virtualmente) nessa nova aventura.
    Todas as suas dicas de viagem estão sendo seguidas ... em janeiro serei eu a conhecer essa região.

11. Valeu Flavio,
    Vamos em frente.
    Téo

12. Amigo Flávio,

faça muito boa viagem!

Você me acompanhou em goianiaushuaia.blogspot.com , mas não é por isso que irei te acompanhar aqui. Vou te acompanhar porque você é um grande cara, além do que... EU QUERIA ESTAR SEGUINDO VIAGEM TAMBÉM!!