domingo

DO PERITO MORENO ÀS TORRES DEL PAINE


DIA 12 - DE EL CALAFATE (Argentina) ÀS TORRES DEL PAINE (Puerto Natales, Chile) 
Quarta - dias 21 de novembro. 328 km rodados no trecho.
a) Hoje pegamos o dia mais frio desde que saímos de casa. Deixamos El Calafate com sensação térmica de 8 graus (temperatura de 12º). Nós já sabíamos que os ventos entre 4 e 10 h da manhã são bem mais brandos. Teoricamente, este seria o melhor horário para pilotar uma moto, mas o frio que faz antes das 9 h é de doer. Tem que ser um cabra muito macho para encará-lo. Mesmo assim, demos início ao trecho de hoje por volta das 8 h da matina. Mal andamos 40 minutos para que os ventos gelados aparecessem, colocando em cheque essa teoria dos "ventos brandos". A sensação térmica foi abaixo de zero.
b) NEVOU 3 VEZES HOJE em diferentes horários. Chegamos a enfrentar temperatura de 1 grau a 40 km antes do Posto Fronteiriço Dorotea (município de Rio Turbio), por onde adentramos o Chile pela segunda vez. A sensação térmica era de 6 graus negativos e tivemos que andar devagar para não congelar. A neve começou a cair arremessada por ventos de 50 km/h. Um frio polar de congelar os ossos.
c) Chegamos em Puerto Natales, no oceano Pacífico chileno, por volta das 13 horas. Esta cidade é o portal de entrada do parque nacional Torres del Paine, um dos cenários mais pitorescos e magníficos desta nossa aventura. Vejam as fotos abaixo.
d) Aqui em Natales tem uma pizzaria fantástica, chamada Mezita Grande, onde todos os clientes sentam-se em uma mesma mesa de aproximadamente 12 metros de extensão. Um lugar barato, visitadíssimo por turistas europeus, que oferece uma excelente oportunidade para compartilhar culturas e idiomas num espaço relativamente pequeno. Acho este local imperdível! Bebe-se e come-se muito bem a preços acessíveis, bem abaixo dos praticados no Brasil. Aliás, convém ressaltar que o Chile, atualmente, é um lugar muitíssimo barato, particularmente no que diz respeito a roupas, vinho e alimentação. Estamos na Região de Magalhães, que equivale a uma espécie de zona franca, onde os tributos são quase inexistentes.


(Puerto Natales, Monumento de Los Dedos)
(Monumento El Milodón, Puerto Natales)

DIA 13 - PASSEANDO PELO PARQUE TORRES DEL PAINE.
a) Fizemos um passeio de 11 horas, de van (contratada no próprio hotel), através do Parque Nacional de Torres del Paine, que foi um dos cenários mais belos que conheci até o presente momento. Demos um certo azar, porque nem tudo na vida pode ser apenas "Nariz e Sorte".Temos que dar um tiro n'água de vez em quando. Pois é, mal aproveitamos 50% do que o Parque poderia oferecer. Choveu quase o tempo todo; pegamos frio de 3 graus (que vez por outra subia para 15º); ventos que chegaram a 64 km/h, dentre otras cositas más. O fato é que não conseguimos ver absolutamente nada que estivesse acima dos 50 metros do chão, como, por exemplo, as belíssimas montanhas que dão nome ao lugar. A palavra "PAINE" nada tem a ver com 'PÃO", em português. Na língua Tehuelche (dos índios patagones), "Paine" significa "AZUL".
b) Estamos hospedados no hotel Hallef (US$ 62; Nota 8) em Puerto Natales.
c) Essa nossa intenção de desfrutar os sabores locais tem produzido alguns efeitos colaterais. Minhas bochechas já protuberaram cerca de 2 cm para cada lado. Acho que vou me candidatar a uma lipoaspiração facial quando retornar a Brasília. O que acham??????????????????

FOTOS DE TORRES DEL PAINE (sem as TORRES)


 (Cueva del Milodón)
 (Lago Nordensjold com Cuernos del Paine ao fundo)
  (Lago Nordensjold com Cuernos del Paine ao fundo)
  (Lago Nordensjold com Cuernos del Paine ao fundo)
  (Lago Nordensjold com Cuernos del Paine ao fundo)
(Cachoeira Salto Grande)
  (Cachoeira Salto Grande)
 (Cachoeira Salto Grande)

 (Icebergs do Lago Grey)
  (Icebergs do Lago Grey)

FOTOS DOS BICHOS DO PARQUE TORRES DEL PAINE

 (Condor)
 (Guanacos)
 (Guanaco)
 (Huemul fêmea (alce), símbolo nacional chileno, muito difícil de se ver nas florestas do Chile)
 (Flávio e o Huemul)
(Ñandu, espécie de Ema)
.

14 comentários:

  1. Massa! Torres Del Paine é sorte mesmo! Conhecemos um alemão fotógrafo que já estava há mais de um ano por lá só na tentativa de tirar as melhores fotos das Torres, mas elas vivem escondidas!

    Tiraram fotos das motos na neve??? Tava muito escorregadia a pista? Putz, já pilotei em nevasca, e pra mim foi a pior sensação que já tive, parece que vc vai se danar a qq momento!Fora o desespero psicológico por conta do frio... Mas que bom que conseguiram, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gente, estou babando com as fotos....e muitas e muitas saudades de vocês e em especial, do meu benzinho Gilson! estou morrendo de inveja dessa dupla!!!! Gostaria muito de está com vocês!
    Um beijo a todos vocês!

    Fatinha

    ResponderExcluir
  3. Que belezas!!!
    Que Deus acompanhe vcs nessas rotas geladas.

    ResponderExcluir
  4. Vento de 65 Km/h, brincadeira. Lindas fotos. Vamos publicar!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos,
    Apenas uma palavra em relação às fotos: DESLUMBRANTES!!! Parece até que os guanacos ficaram esperando vocês pelo melhor angulo... Rsss - O Farofa do lado do viadinho ficou uma gracinha...rsss
    Essa pizzaria Mezita Grande foi aquela que fomos em 2009? Aquela que tem umas cervejas escuras deliciosas? Que massa, hein?
    Então, amigos sigam com tranqüilidade que nós estamos aqui de olho...
    Abraços,
    GG

    ResponderExcluir
  6. Parceiros,
    Revivo cada kilômetro desse trecho quando vejo as fotos "profi" e os textos do Flávio. Parabéns galera, ir a Ushuaia sem frio, sem vento e sem dificuldade, não mesmo. É muito bom dominar o frio, o medo e a dor dos kilômetros incontáveis apenas com o controle mental. Melhor ainda é ficar pensando depois como foi que consguimos...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. fala flavio!! Que fotos show! Ja estou aqui ancioso para chegar dia 10 de janeiro pra poder curtir um pouco desce lugar maravilhoso. Estamos aguardando a volta de vcs para escutar as historias. Um abraço e boa viagem
    jozelio

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Flávio, assim você nos assusta.
    Torre del Paine sem as torres só se Bin Laden ressuscitar para derrubá-las, mas, essas nem ele seria capaz.
    Sei bem o que é não ter como fotografar em virtude das chuvas. Vivi esta experiência ano passado quando estava sozinho e debaixo de muita chuva.
    O importante é o que seus olhos podem ver e seu coração sentir. Isso não há fotografia que revele.
    Estamos acompanhando.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Flávio, quantas paisagens incríveis! Muito gostoso acompanhar a viagem de vocês com essas fotos e esses textos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. OLÁ FLÁVIO,ESSA VIAGEM DE VOCES TERIA QUE SER MOSTRADA, TODO DOMINGO EM UM DOS PROGRAMAS SEMANAIS, PARA TODO BRASIL, AO INVES DE ESTAREM MOSTRANDO A TENTATIVA DE EMAGRECER UM GORDO RICO, RSRS
    ABRAÇO. GILMARIO.

    ResponderExcluir
  11. Amigos,
    Fotos maravilhosas nesse roteiro qe vcs traçaram.
    Mesmo sendo a segunda vez na região, sempre é diferente e cativante.
    Se tiver outra eu topo!!!
    Abração.
    Alex.

    ResponderExcluir
  12. Caro Flávio, saudade de papos cervejados que estão por vir em BSB! Compreendo a ênfase dos textos na geografia física, pelo que podem facilitar a vida de outros motociclistas. Mas, riqueza maior viria dessas crônicas se a geografia humana tivesse vez e voz (e me refiro aos 'causos', eventuais malentendidos interculturais, a eventos engraçados com a população local). Belíssimas as fotos de paisagens, mas instantâneos de momentos nos albergues e hotéis têm seu valor, certo?

    ResponderExcluir
  13. JUREMA GOMES FERREIRA05/12/2012, 13:25

    PARABÉNS, FLAVIO,
    ESTE NÃO É UM TRAJETO FÁCIL... FIZEMOS EM NOVEMBRO DE 2009, PEGAMOS NEVE INTENSA EM TOLHUIN E SUBINDO O PASO GARIBALDI; NÃO FOMOS A TORRES DEL PAINE POR CAUSA DA CHUVA FORTE E CONSTANTE... E TAMBÉM PORQUE MEUS BRAÇOS JÁ ESTAVAM EXAUSTOS POR CAUSA DO VENTO DE 92 KM EM RIO GALLEGOS.. MAS AINDA HEI DE CONHECER ESTE PARQUE CHILENO MARAVILHOSO.. BOA SORTE, MANTENHA-NOS INFORMADOS; ESTAMOS ACOMPANHANDO VOCES... JUREMA

    ResponderExcluir
  14. Conhecer outros paises simplesmentemotocicleta.

    ResponderExcluir