domingo

SEGUINDO PARA BARILOCHE

(Mensagem do Flávio)
DIA 3 – 12 de novembro de 2012, Segunda-Feira - DE SANTA ROSA A BARILOCHE,  1002  Km rodados  no dia de hoje – Quilometragem total: FLÁVIO: 2698 km; GILSON WANDER: 5098 km, dos quais 537 km no Uruguai e 1.631 km na Argentina.
a) Hoje começamos o dia tentando tomar o café-da-manhã no hotel (ainda naquele mequetrefe, com chuveiro em cima do vaso sanitário), que começaria a ser servido às 7 h local (8 h de Brasília). Estávamos meio apreensivos com o horário, porque teríamos que pilotar 1000 km para chegar a Bariloche e qualquer atraso na saída poderia comprometer nossa logística de estrada. Já vi muitas coisas nesta vida, mas o que nos aconteceu hoje foi inédito. Deu 7:15, 7:20 e nada de o café ficar pronto. As mesas ainda estavam desarrumadas, toalhas amarrotadas, o chão precisando de uma limpezinha básica e outras coisas do gênero. Perguntei ao atendente do hotel se o horário do café era aquele mesmo: 7 h da manhã. Ele respondeu que SIM, pero que estava um poquito atrasado. O fato é que a funcionária responsável pelo serviço não apareceu para trabalhar e tudo ficou nisso mesmo. Resolvemos pegar a estrada e deixamos aquela espelunca cuspindo marimbondo.
b) Como tudo na vida tem sempre alguma compensação, resolvemos tomar o dito café a 70 km adiante, na cidade de General Acha, um excelente local para pouso e repouso, que já havia sido elogiado por vários amigos estradeiros que passaram por lá. Foi gratificante conhecer um pouco desta cidade. Aproveitamos nossa rápida passagem para sacar alguns pesos argentinos no caixa eletrônico e seguimos adiante. General Acha é um local aprazível, organizado, com muitas opções de hospedagem e lazer.
c) Resolvemos acelerar para compensar esses contratempos iniciais do dia. Entramos região das estepes patagônicas e passamos a conviver horas e horas com um cenário repetitivo e  feio, com longos trechos em linha reta, ladeados por uma vegetação que mal chega a 1 metro de altura. O calor superava os 32 graus.  A cada 10 km havia uma placa de aviso aos viajantes, aconselhando-os a "pararem para descansar", porque neste trecho é comum motoristas se acidentarem por dormir no volante. Confesso que lutei por quase 400 km contra o sono. Usei o recurso de cantar em voz alta dentro do capacete para me manter desperto.
d) Os 200 quilômetros que antecedem Bariloche, nas províncias de Neuquén e Rio Negro, são de uma beleza inenarrável. Tivemos um exemplo real do porquê de esta região ser chamada de "Região dos Lagos". Paramos mais de uma dúzia de vezes para produzir fotos e filmagens, sempre à beira de lagos e rios. Um cenário de pirar el cabezón. As localidades de Neuquén, Piedra del Aguila e Confluenza Traful deixarão boas lembranças, por conta das suas belezas naturais
e) Chegamos a Bariloche às 20 h local, com o sol a pino sobre nossas cabeças. Por aqui o sol está se pondo depois das 21 h. Tivemos tempo suficiente para um bom passeio pelo centro histórico da cidade. Jantamos bife de chorizo e javali a cazadora, acompanhados da tradicional cerveja Quilmes.

 (Na ruta 237, que é ladeada por pequenas flores amarelas)
 (Na ruta 237)
 (Piedra de Aguila)
 (Chegando a Bariloche)
 (Região dos Lagos Andinos)
  (Região dos Lagos Andinos)

(Confluenza Traful)
 (Bariloche)
  (Bariloche) 

   (Bariloche)
   (Bariloche)


DIA 4 – 13 de novembro de 2012, terça-Feira - PARADOS EM BARILOCHE.
Estamos hospedados no hotel Quillén Spa, na Av. San Martin, a menos de 500 metros do centro histórico de Bariloche. Tiramos o dia de hoje para passeios, descanso e hidratação. Eu estava doidim para fazer o tradicional passeio de teleférico, mas o maquinário estará em manutenção até o dia 19. Paciência. Hoje fizemos uma boa caminhada pela orla do lago Nahuel Huapi e pelos pontos mais interessantes da cidade. Muitas fotos e filmagens.
(fotos em Bariloche)





16 comentários:

  1. Maravilha, Flavão! Estamos "viajando" com vc! Bom passeio!

    ResponderExcluir
  2. Moro em Pirapora - MG, e em 2009 estive no atacama seguindo quase que fielmente seu roteiro. Em 2010 pilotei até Ushuaia e agradeço a aportunidade de refazer minha viagem através de voces. Bom passeio. Marcelo Vilas Boas

    ResponderExcluir
  3. Valeu amigos, muito bacana, estamos aqui seguindo com vocês.
    Abraços.
    Z. Batalha

    ResponderExcluir
  4. Show de bola, amigos!
    Curtam bastante!

    Abç
    Max

    ResponderExcluir
  5. Amores,
    As imagens são lindas e que paisagem!!!!!estamos indo junto com vocês!!!
    Beijos,

    Fatinha e companhia ilimitada....

    ResponderExcluir
  6. muito bonito o lugar aproveitem bastantekkkkkkkkhiphiphurrrrrrrrrrraaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. é isso aí Fláfio,... que bons ventos os levem e tragam.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Flávio e Wandeco, a garupa está excelente. Custam bastante.

    abs

    Evanio

    ResponderExcluir
  9. Wandeco meu amigo, posso te falar uma coisa sobre seu cabelo... pagar com Visa é muito melhor rrsrsrsrrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. É isso aí, Wandeco e Flávio! Curtam bastante os lagos e as paisagens andinas. Seguimos juntos com vocês e estamos adorando as fotos. Dino e Neila.

    ResponderExcluir
  11. Flávio e Gilson, que beleza de viagem! Parabéns pelas belas imagens...
    Saudades da linda Bariloche, dos lagos, um lugar que merece ser revisitado!
    Estamos aqui, seguindo com vocês! Abraços,
    Aline

    ResponderExcluir
  12. Olá Amigos,
    Estou acompanhando desde o primeiro dia. Sensacional! As fotos estam ótimas e os textos muito informativos.
    Lembrei de General Acha onde pernoitei com o Dino em nosso retorno de Ushuaia em 2009. Realmente agradável a cidadezinha, mas ficamos pouco.
    Farofa, o teleférico do Serro Campanário é muito legal e a vista lá de cima uma das mais lindas do mundo! Foi esse que estava com problema?
    No mais, bons kms pra vocês, companheiros. Continuaremos na garupa virtual. Mandem notícias detalhadas!
    Buena suerte...
    Ps. Tive uns probleminhas técnicos para comentar aqui. Mas agora vai...

    ResponderExcluir
  13. Caros Amigos, estou saboreando cada trecho da viagem e cada foto. Lindo demais. Abração e aproveitem bastante.
    Carlos Ivo
    Skolados do Asfalto

    ResponderExcluir
  14. Êh vontade de estar fazendo parte.
    Flávio e Gilson, estamos acompanhando e curtindo cada curva, cada paisagem.
    Jorge Geovani
    Skolados do Asfalto

    ResponderExcluir
  15. Farofito e Wandeco, estamos aqui morrrendo de inveja, mas felizes por voces.
    Abç. Raimundo

    ResponderExcluir
  16. Ótimas fotos! Belíssimo roteiro! E a ruta 40, tranquila?

    ResponderExcluir